Infiltração de Joelho. Especialista em Joelhos. Ortopedista em Brasília. Dr. Gustavo Mascarenhas
Infiltração Articular (anestésicos, corticóides ou ácido hialurônico – viscosuplementação)

A infiltração consiste em aplicar uma injeção com medicamentos corticóides, anestésicos ou ácido hialurônico para tratar lesões, inflamações ou reduzir a dor. Este procedimento é feito, na maioria das vezes, em articulações como joelho, coluna, quadril, ombro ou pé, apesar de também poder ser feito em músculos ou tendões.

Indicações

  • Os indivíduos que têm, dor no joelho crônica persistente apesar de terem feito tratamento conservador, incluindo: fisioterapia, injeções de cortisona, modificação de atividade, perda de peso, anti-inflamatórios não-esteróides e analgésicos.
  • Indivíduos que não podem tomar não anti-inflamatórios, como, por exemplo, aqueles que têm uma história de gastrite e úlceras gástricas ou doenças renais.
  • Indivíduos para os quais a cirurgia não é uma opção ou para aqueles que gostariam de adiar a cirurgia.

.

Contra-indicações

  • Infiltração nunca pode ser feita ao lado de uma pele danificada ou infectada e nem em um paciente com febre para evitar qualquer risco de infecção.
  • Em desportistas, note que a cortisona e anestésico local fazem parte da lista de produtos proibidos. Durante a infiltração em esportes que possam ser controlados é imperativo que o médico faça certificado comprovativo do diagnóstico com o produto usado, o tempo de injeção e a justificativa do uso terapêutico.
  • Gravidez, úlceras estomacais, rupturas de tendões parciais.
  • Não mais do que três por ano no mesmo lugar.

Dúvidas frequentes

O objetivo da infiltração é tratar a doença no local onde ocorre a lesão ou inflamação, principalmente nos casos mais graves ou quando não houve melhora com outros tratamentos em comprimido ou tópicos, sendo muito utilizada no tratamento da artrose, além de também ajudar a recuperar tendinites, epicondilites ou contusões que acontecem pela práticas de esportes.

Os anestésicos costumam ser aplicados em caso de dor severa ou crônica e, geralmente, promovem o alívio da dor logo após a sua aplicação. Devido ao efeito imediato e passageiro, os anestésicos costumam ser utilizados para confirmar que a origem da dor é mesmo dentro da articulação, para definir melhor o tratamento ou programar cirurgias.

Os corticóides são potentes anti-inflamatórios e podem ser aplicados sozinhos ou em conjunto com um anestésico, como objetivo de combater a dor e a inflamação dentro de uma articulação. Uma infiltração com corticóide costuma ser realizada a cada 3 meses não sendo recomendado fazer aplicações excessivas no mesmo local, pois isto pode aumentar o risco de efeitos colaterais e ser prejudicial.

O ácido hialurônico é um componente do líquido sinovial, que é o lubrificante natural que existe dentro das articulações, entretanto, em certas doenças degenerativas, como a osteoartrose, pode haver uma perda desta lubrificação, o que é responsável por grande parte dos sintomas.​

Neste casos, o médico pode injetar esse ácido dentro da articulação, numa técnica chamada de viscosuplementação, que é capaz de criar uma película protetora que atrasa a progressão do desgaste e alivia a dor.

Após a aplicação, os pacientes podem apresentar alguma melhora imediata, mas o efeito máximo ocorre entre 5 e 12 semanas e, depois, mantém-se em menor grau por até um ano.