Osteotomia da TAT. Especialista em Joelhos. Ortopedista em Brasília. Dr. Gustavo Mascarenhas
Artroplastia de Joelho

A artroplastia de joelho é a cirurgia de joelho geralmente utilizada para o tratamento da artrose do joelho. A operação consiste na substituição da articulação afetada por um implante em metal e polietileno, a chamada prótese do joelho. Esta é fixa ao osso através de um cimento especial.

Indicação

  • Dor grave ou rigidez no joelho que limitam as atividades do dia a dia, incluindo caminhar, subir escadas e sentar-se e levantar-se. Pode ser difícil andar mais que alguns quarteirões sem dor significativa; pode ser necessário o uso de uma bengala ou um andador.
  • Dor moderada ou grave no joelho em repouso, tanto de dia como de noite.
  • Inflamação crônica no joelho e inchaço que não melhoram com repouso ou medicamentos.
  • Deformidade no joelho, arqueamento do joelho para dentro ou para fora.
  • Ausência de melhora significativa com outros tratamentos, como medicamentos anti-inflamatórios, injeções de corticosteroides, injeções lubrificantes, fisioterapia ou com outras cirurgias.

Contra-indicações

  • Infecção ativa – Fraqueza grave do músculo anterior da coxa – A sobrecarga imposta ao dispositivo mecânico pode determinar a sua quebra ou separação precoce. Nestes casos, a artrodese será a cirurgia mais adequada.
  • Obesidade – O paciente obeso poderia apresentar maior risco pré-operatório (anestesia e técnica cirúrgica), bem como possibilidade de separação precoce dos componentes protésicos. A medida ideal seria a correção do peso corporal antes da cirurgia. Entretanto, a incapacidade funcional pode ser tão profunda que um programa de redução de peso poderá somente ser considerado após a cirurgia.
  • Doenças neurológicas – representa um dos mais difíceis problemas técnicos devido às alterações neuro-muscular, deformidades e instabilidades graves. Está indicado o uso de componentes protésicos especiais com bases metálicas e haste de fixação intramedular.

Dúvidas frequentes

A artroplastia é uma cirurgia ortopédica rotineiramente realizada para:

  • Reduzir a Dor
  • Corrigir Deformidades
  • Corrigir Instabilidades
  • Melhorar a Função em Doenças Degenerativas do Joelho.

O procedimento em si leva de 1 a 2 horas mais ou menos. O cirurgião ortopédico retirará a cartilagem e o osso lesionados e depois colocará os novos implantes metálicos e plásticos para restaurar o alinhamento e as funções do joelho.

Depois da cirurgia, você será levado à sala de recuperação onde permanecerá por várias horas, enquanto sua recuperação da anestesia é monitorada. Depois que acordar, será levado para seu quarto no hospital.

A taxa de complicações após a artroplastia total de joelho é baixa. Complicações graves, como infecção na articulação do joelho, ocorrem em menos de 2% dos pacientes. Complicações médicas significativas, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, ocorrem com ainda menos frequência. Doenças crônicas podem aumentar o potencial para complicações. Embora incomuns, quando essas complicações ocorrem, elas podem prolongar ou limitar a recuperação completa.

É uma cirurgia que tem como objetivo substituir uma articulação “doente” por uma nova articulação (prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável, capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor.

O tempo de internação varia de acordo com a doença original, o tamanho da cirurgia e a característica clínica do paciente, mas em média o tempo de internação de uma artroplastia primária (primeira prótese) é de 3 dias.​

O material da prótese depende da técnica utilizada, pode ser de titânio ou outra liga metálica como cromo-cobalto, o que interessa é que as grandes fábricas utilizam material inerte (que não reage) ao organismo, não tem consequências inflamatórias, normalmente.